SOBRE A ABEPEEx
História
Diretoria
Estatuto


História


A Psicologia do esporte e do exercício é uma das áreas que compõem as “Ciências do Esporte”, forma um arcabouço de sustentação aos estudos, pesquisas e aplicações que garantem sua permanência no cenário e no momento esportivo, com muita objetividade e eficácia. Ao lado de áreas como Medicina, Bioquímica, Nutrição, Biomecânica, Sociologia, História, Filosofia e Pedagogia, a Teoria do treinamento possibilita que seja apontada a importância da interdisciplinaridade em suas relações de dependência e de integração: cuidam do espaço a que se propuseram e atuam com preciosismo nos espaços esportivos, sejam eles quais forem, de modo a garantir um espetáculo ímpar e adequado.

É considerada uma ciência nova, no Brasil, que ainda mantém muito dos resquícios de seu nascimento, prendendo-se às questões psicofisiológicas no esporte; os estudos voltados às influências dos aspectos psicoló¬gicos no desempenho dos atletas e ao controle das emoções passam a vigorar em pesquisas e investigações individuais, por docentes universitários, no século XX. Entretanto, não podemos falar do desenvolvimento da Psicologia do Esporte, no Brasil, sem falarmos da década de 50, quando o psicólogo João Carvalhaes protagoniza um bem estruturado trabalho, para a época, no São Paulo Futebol Clube.

Assim, lentamente, ela passa a ser requisitada como Ciência e Profissão, compondo as Ciências do Esporte em outras modalidades; podemos dizer que o apogeu de sua atuação no cenário brasileiro se dá em 1979, com a fundação da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE), que contou com direções e formatações que tiveram origens nas mãos firmes e pioneiras de Prof. Dr. Benno Becker Junior e Prof. Dr. Dietmar Martin Samulski. Podemos afirmar que a maior visibilidade da área ocorreu já no início da década de 90, com a realização de congressos internacionais, assim como os nacionais e estaduais, somado ao aumento de publicações, onde os estudiosos que atuavam na área, com intervenções ou no ensino universitário passam a divulgar os seus trabalhos. A presidência da SOBRAPE, ao longo dos anos de existência, se alternou entre os Doutores(as): Benno Becker Junior; Dietmar Martin Samulski; Afonso Antonio Machado; Márcia Regina Walter; e Maria Regina Ferreira Brandão.

A inclusão da disciplina Psicologia do Esporte na grade curricular de alguns cursos de Educação Física e Psicologia acentua a divulgação da área e possibilita que sejam sistematizadas três áreas básicas iniciais de atuação: docência, intervenção e a pesquisa. Percebeu-se, de imediato, que havia uma predominância na adequação dos conhecimentos advindos das pesquisas das áreas interdisciplinares para a atuação prática, o que fez com que os fundamentos da Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor, da Fisioterapia, Psicologia e Medicina passassem e viessem a transparecer em artigos e pesquisas da Psicologia do Esporte.

Nessa evolução, tínhamos um volume de produção científica já bem pontuada no cenário internacional, e nossos laboratórios de estudos e pesquisas em Psicologia do Esporte realizavam estreitas relações com Universidades e centros de Psicologia (aplicados ao esporte) de vários cantos do Mundo. Esse fato garantiu notoriedade aos nossos avanços e, exatamente neste ponto, ocorreu, em 2015, a criação da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx), com um grupo oriundo da extinta SOBRAPE e de demais centros e Universidades (ou equipes esportivas), que hoje representa uma parte dos profissionais pesquisadores do Brasil.

Participaram ativamente desta transição burocrática da antiga SOBRAPE para a agora então ABEPEEx, os professores Dr. Afonso Antônio, Dr. Altair Moioli, Drª. Andréa Duarte Pesca, Drª. Ângela Nogueira Neves, Drª. Birgit Keller Marsili, Dr. Franco Noce, Drª. Joice Mara Facco Stefanello, Drª. Lenamar Fiorese Vieira, Dr. Marcelo Callegari Zanetti, Drª. Maria Cristina Nunes Miguel, Msc. Márcia Regina Walter, Dr. Varley Teoldo da Costa e Drª. Maria Regina Ferreira Brandão. No momento foi eleita a Professora Drª. Maria Regina Ferreira Brandão como a primeira presidenta da ABEPEEx, iniciando uma entidade com um novo olhar para a psicologia do esporte e do exercício, sendo este, de cunho profissional e científico, dando valor as pesquisas científicas voltadas ao aprimoramento desta área tanto nacional como internacionalmente.

A segunda gestão da associação deu início aos trabalhos em setembro de 2020, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento da psicologia do esporte e do exercício. Atualmente visa se estabelecer como uma entidade da psicologia e da educação física, que prioriza a importância de agregar na formação científica dos profissionais da área, uma conduta ética e postura profissional.
PARCEIROS E APOIOS
ABEPEEx – Associação Brasileira em Estudos de Psicologia do Esporte e Exercício.
secretaria@abepeex.com.br
Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com